18 de julho de 2019

O site de reportagens The Intercept Brasil publicou comunicações privadas entre expoentes da procuradoria brasileira e o juiz Sérgio Moro, atualmente ministro da Justiça, que tinham como objetivo discorrer sobre o processo conhecido como Lava Jato, com o claro propósito de promover a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva e impedir a sua candidatura, apressando sua sentença e ordenando intempestivamente seu aprisionamento depois. Este feito revela a construção perversa traçada e executada pelo imperialismo norteamericano e a oligarquia local brasileira.

Todas as pesquisas antes das eleições davam ampla vantagem a Lula, quem aparecia consequentemente como claro ganhador das eleições presidenciais de outubro de 2018. Tal tendência certamente perturbou a direita, apressando a qualquer preço o trâmite para impedir sua participação na corrida eleitoral, sacrificando a liberdade do líder brasileiro.

Evidentemente a ideia do empoderamento dos povos para desenvolver projetos populares era insuportável para as oligarquias da região. Neste sentido, isto que vem à tona hoje, revela e confirma o desespero de uma potência em franco declive hegemônico e o grande desprestígio das direitas latino-americanas. Atualmente não há dúvidas que o recurso de lançar mão de forma grotesca ao formalismo institucional, provocando processos políticos e jurídicos, como os que se deram no Paraguai, Argentina, Brasil, Equador, etc., para boicotar a luta dos povos latino-americanos por sua liberação, está condenado ao fracasso. Sobretudo observando a desastrosa gestão dos expoentes da direita na região, levando a situações sociais insustentáveis.

Desde o começo a Frente Guasu condenou o injusto processo e condenação de Lula. Hoje esperamos que se faça justiça e que ele seja libertado, para que o povo irmão brasileiro e toda a América Latina tenham esperança novamente.

Pelo povo do Brasil e pela volta do progressismo na América Latina!


Assunção, 12 de junho de 2019.
Frente Guasu

Acesse aqui o documento original.