10 de junho de 2019

No final da tarde do dia 06 de junho de 2019 relevantes quadros políticos e intelectuais das esquerdas brasileira e espanhola analisaram a atual conjuntura dos dois países e de outras partes do mundo com o crescimento da direita mais raivosa, como as representadas por Bolsonaro e Vox.

Tratava-se do Colóquio Poderes em disputa – um diálogo entre Brasil e Espanha. O evento foi organizado pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid e pelo Observatório de Direitos Humanos na América Latina da mesma universidade. O evento ocorreu na famosa Sala da Constituição do Congresso dos Deputados, em Madri e contou, ainda, com o apoio do Instituto 25M de Democracia, ligado ao Podemos, o Instituto Joaquín Herrera Flores e o prestigiado CLACSO, Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais.

Além do tema especialmente interessante por si só, o colóquio teve o êxito de reunir personalidades políticas como Gloria Elizo, vice-presidente do Congresso de Deputados da Espanha, Maria Eugenia Palop, eurodeputada da Unida Podemos, Carol Proner, Esther del Campo, Millán Arroyo, Gerardo Pisarello além da candidata à vice-presidência do Brasil, Manuela D’Avila e o ex-senador Lindbergh Farias.

Ao longo das diversas análises do cenário político internacional, denúncias de violação dos direitos humanos e civis no Brasil foram apresentadas por alguns dos conferencistas, colaborando para o alerta e solidariedade dos coletivos e cidadania ali presentes.

O Comité Lula Libre Madrid esteve majoritariamente presente, somando-se aos esforços de defesa da liberdade do presidente Lula, preso já há mais de um ano, e do exercício justo dos direitos democráticos.

No final do evento, conferencistas se juntaram às fotos de integrantes do Comitê fazendo o emblemático gesto de Lula Livre com os dedos. Sob os olhares das lentes e telas de celulares que capturavam o grande grupo, um registro instantâneo tocou a todos. Cristina Barbosa, brasileira, residente em Madri e petista desde a universidade entregou uma camiseta do Comitê Lula Libre ao ex-deputado Lindberg Farias e, o espanhol Ángel Espinosa Ramírez entregou uma camiseta a Manuela. Ele, militante do Partido Comunista desde a juventude, alertou para o fato de que a Democracia, a justiça social e o amor pela vida e dignidade humana são as verdadeiras vacinas para um futuro sem fascismo.

Confira as fotos:

Texto, fotos e vídeo: Comité Lula Libre Madrid