20 de junho de 2019
Foto: Radio Santa Cruz

Estimado amigo Lula,

Em nome do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos (ICAP) e do povo cubano, me dirijo ao senhor com a convicção progunda de um revolucionário que conhece de muito perto os métodos de atuação daqueles que tentam dobrar o espírito dos homens comprometidos com seu tempo e com as causas justas a favor das maiorias.

Desde que tomamos conhecimento de seu encarceramento injusto, temos trabalhado ininterruptamente a favor de sua imediata liberação, porque entendemos a solidariedade como um instrumento essencial para frear a máquina do poder ultradireitista das oligarquias, que contam, ademais, com o apoio midiático interno e externo, totalmente voltado a confundir a opinião pública para distorcer e criar um cenário desfavorável ao redor da sua figura e a do Partido dos Trabalhadores que o senhor representa.

Seguimos de perto cada detalhe deste processo judicial espúrio contra o senhor.

Sabemos das pressões às quais o senhor tem sido submetido e compreendemos a importância da unidade do maior espectro de forças e pessoas de boa vontade para derrotar as mentiras que construíram as ações contra o senhor.

Sentimos grande orgulho por sua decisão firme de defender este Brasil que também consideramos nosso. Não esperávamos outra reação da sua parte que não tivesse sido a firmeza de continuar batalhando, como tem feito por toda a sua vida.

Como presidente do ICAP tive a honra de lançar em Cuba, em nome de um conjunto de organizações do país, a Campanha Lula Livre Já no dia 25 de janeiro passado em Havana, no encerramento da XIII Oficina Internacional Paradigmas Emancipatórios.

Ao mesmo tempo, criamos no Instituto, o Grupo de Trabalho “Campanha por Causas Justas”, espaço desde o qual realizamos tarefas diversas demandando a sua liberação definitiva. Tais ações constituem a nossa resposta ao chamado solidário a favor de seu desencarceramento que o General do Exército Raúl Castro Ruz realizou no dia 1º de janeiro de 2019.

No nosso Instituto trabalha-se partindo da capacidade de resposta e mobilização dos amigos de Cuba, integrantes do Movimento Mundial de Solidariedade com nosso país. Explicamos seu caso a eles. Com eles divulgamos, com alcance internacional, a gestão realizada no período de seu governo, que tirou milhares de brasileiros humildes da pobreza da qual foram submetidos por governos anteriores.

Buscamos o apoio de instituições religiosas para a campanha iniciada por sua liberação e realizamos intercâmbio com especialistas de outros países, assim como experts em temas jurídicos. Também impulsionamos a coordenação de eventos de caráter social, solidário, político e acadêmico, entre outros, para fundamentar a necessidade de luta por sua liberação.

Um dos momentos importantes foi o recebimento, na sede do nosso Instituto dia 27 de janeiro do presente ano, da “Caravana 60 Aniversário da Revolução”. Seus 145 integrantes brasileiros, além de nos transmitir sua mensagem solidária em apoio à Revolução Cubana e de exigir o levantamento definitivo do bloqueio ao qual somos submetidos, também denunciaram sua prisão injusta e levantaram suas vozes para demandar seu desencarceramento.

Da mesma forma, nossa sede também recebeu a visita do querido amigo Luiz Eduardo Greenhalgh, quem nos atualizou sobre os detalhes jurídicos do processo e expôs a sua condição de preso político e refém da ultradireita fascista brasileira.

Desde então, em todos os espaços de solidariedade a Cuba nos diferentes países e em outros cenários possíveis não descansamos no empenho em difundir a verdade, sobretudo nas redes sociais.

Não traíremos a confiança depositada em Cuba pelo senhor, a qual tomamos conhecimento através do amigo Eduardo Greenhalgh. Estamos seguros de que a verdade irá se impor, como já está ocorrendo. Na sua condição, como também o foi para mim e meus quatro irmãos, nos identificamos com o legado martiano de que “…( ) Um princípio justo desde o fundo de uma cova é mais poderoso do que um exército ( )”. Que chegue ao senhor nossa solidariedade incondicional e permanente. Aguardamos o senhor na nossa Cuba revolucionária e socialista, para juntos celebrar o triunfo da verdade contra tanta manipulação injuriosa.

Fraternalmente,


Fernando González LIort

Leia aqui o documento original.