1 de setembro de 2018

Lire en français

Rasgando a decisão de caráter vinculante do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que declarou em 17 de agosto que Lula deveria concorrer às eleições presidenciais em outubro, a Justiça Eleitoral o declarou ontem inelegível, enquanto o ex-presidente continua sendo o grande vencedor do pleito.

Esse novo julgamento ilegal mostra de maneira clara a intenção da oligarquia brasileira de desrespeitar a soberania popular, na continuidade do Golpe de 2016. Para ela, só prevalece a satisfação dos interesses do capital, contra a democracia.

Como na França, entre a extrema direita e as forças populares a oligarquia brasileira já escolheu seu lado. Pois esta decisão corre o risco de facilitar o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, que defende que o golpe militar de 1964 foi uma “revolução democrática”, exige a liberação do porte de armas e assume opiniões misóginas e homofóbicas.

O Parti de Gauche denuncia mais uma vez a parcialidade desta Justiça, que não trata da mesma maneira outros presidenciáveis de direita também acusados de corrupção. Nós nos juntamos ao Partido dos Trabalhadores e a todas as organizações que estão se mobilizando nacional e internacionalmente para exigir incansavelmente que os direitos do ex-presidente sejam respeitados. Sem Lula estas eleições são ilegítimas.

 

Parti de Gauche
Partido dos Trabalhadores