16 de julho de 2020
Foto: reprodução/YouTube

“Lamento muito que o Brasil, que viveu um momento excepcional nos governos do PT, esteja agora com um governo neofascista e uma política liberal. Lembrando de forma muito triste as políticas que Hitler praticava na Alemanha e Mussolini na Itália”, afirmou Lula, ex-presidente da República Federativa do Brasil.

O membro fundador e presidente honorário do Partido dos Trabalhadores (PT) se referiu à situação atual que o Brasil atravessa sob o governo de Jair Bolsonaro. “Estamos chegando aos 2 milhões de casos de coronavírus no Brasil e não temos ministro da Saúde. Temos um general, quando deveríamos contar com alguém que entendesse de medicina”, opinou durante a conversa na Radio con vos.

Disparou diretamente contra o atual presidente: “A única coisa que Bolsonaro sabe fazer é elogiar as loucuras do presidente Trump. Bolsonaro está fazendo com a economia um pouco daquilo que o Macri fez na Argentina. Tem uma diferença em relação ao Macri, ele é mais ignorante”, comparou.

Por último, referiu-se ao fato de ter testado positivo para Covid-19. “[Ele] disse que era uma gripezinha e agora está contaminado. Quando acreditou-se que a política não valia nada, o resultado na Alemanha foi Hitler e no Brasil foi Bolsonaro. É o resultado da negação da política”, analisou.

O político de origem sindicalista fez observações em relação à situação atual dos Estados Unidos. “Nunca pensei que uma pessoa como Trump, que desafia a democracia todo dia, seria presidente dos EUA”, disse.

Lava Jato
Sergio Fernando Moro, ex-ministro da Justiça do Brasil, foi quem condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão, a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente da República foi condenado criminalmente. “Poderia ter saído do Brasil para que não me prendessem, mas eu fui a Curitiba para dizer que Moro é um mentiroso. Está comprovado que Moro seguia os interesses do Departamento de Justiça americano”.

Por fim, avaliou o caso da Lava Jato, uma investigação sobre corrupção levada a cabo pela Polícia Federal brasileira: “A Lava Jato funcionava como um poder paralelo que teve ao seu lado todos os jornais, programas de televisão, rádios. Davam horas de cobertura para a acusação e minutos para a defesa”. Sobre o escândalo político, que envolve grandes empresas e a classe dirigente brasileira, complementou: “Quando há corrupção, é feito um processo de investigação justo, prova que houve corrupção e manda quem roubou para para a cadeia. Na América Latina criaram o lawfare”.

Assista à entrevista:

Página/12