18 de novembro de 2019
Foto: Ricardo Stuckert

No domingo (17), Luiz Inácio Lula da Silva retornou para sua amada terra natal em Pernambuco, para participar do Festival Lula Livre na capital, Recife. Acompanhado por artistas, líderes políticos e ativistas, Lula falou aos 250 mil apoiadores em um discurso emocionado.

Lula lembrou e agradeceu todo o apoio e solidariedade que recebeu durante os 580 dias que esteve preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Paraná. “Hoje sou um homem melhor do que aquele que entrou na prisão”, afirmou. Ele agradeceu a todos os artistas, organizadores do festival, e os Comitês Lula Livre criados por todo o país. “Agradeço a cada mulher e cada homem que teve a coragem de cantar pela liberdade neste país.”

Lula também aproveitou a oportunidade para agradecer Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, pela candidatura nas últimas eleições e falou sobre a necessidade de garantir o acesso do povo brasileiro à educação e cultura.

“Na lógica destes canalhas, pobres e negros não podem ir para a universidade. Cultura, para eles, é coisa de comunistas, e para nós é uma questão de liberdade. Um país sem cultura e educação não irá para lugar algum. Fui criado por pais analfabetos e eles me deram algo que as elites brasileiras não aprenderam nos bancos das universidades, que é ter caráter e dignidade”.

“Quero que a elite brasileira saiba que nós não seremos tratados como cidadãos de segunda categoria. O povo não se contenta mais com coisas de segunda classe. O povo não quer mais viver mal, não quer comer mal, não quer estudar mal, queremos tudo de bom neste país porque somos nós que produzimos”, disse.

Nordeste
O ex-presidente, natural do estado de Pernambuco, nasceu na cidade de Garanhuns e falou sobre a região. “O povo do nordeste aprendeu a comer três vezes ao dia, a ter água, a ter emprego. Este Nordeste é exportador de dignidade e queremos ser tratados em igualdade de condições. Não somos párias da sociedade”.

Lula também prometeu continuar a “lutar incessantemente para libertar o país da quadrilha de milicianos que tomou conta do país. Ninguém vai me impedir de lutar para que nossos filhos tenham uma vida melhor que a nossa.”

Lula encerrou seu discurso chamando o cantor Siba e os mestres do maracatu para subir ao palco, e se despediu da multidão dizendo que “na democracia, o show não deve parar”.

Lula foi libertado dia 8 de novembro, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a inconstitucionalidade da prisão em segunda instância.

Veja o discurso na íntegra abaixo:

Brasil de Fato | Edição: Peoples Dispatch