29 de janeiro de 2021
Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Foto: Fernando Frazão/Lula Marques

Nesta semana, uma petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pela defesa de Lula revelou mais sete diálogos comprometedores entre o então coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, e Sergio Moro, que trazem novas evidências sobre o trabalho conjunto entre acusação e juiz para condenar o ex-presidente Lula.

As conversas fazem parte do material apreendido na Operação Spoofing, que contém 7 terabytes de conversas que mostram os bastidores da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba. Análise preliminar de 1% deste material entregue ao STF pela defesa do ex-presidente apresenta trechos de conversas nos quais Moro solicita informações sobre a denúncia que os procuradores apresentariam contra Lula, cobra manifestação do Ministério Público em ação da Lava Jato, é orientado por Dallagnol em relação ao depoimento de Léo Pinheiro e trata com Dallagnol sobre o curso das investigações da Lava Jato de contas no exterior.

Parte deste material já havia sido publicado pela ‘Vaza Jato’, série de reportagens investigativas lançada em 2019 pelo site The Intercept Brasil que causou um verdadeiro terremoto no cenário político brasileiro com revelações sobre as ilegalidades e abusos da então maior operação anticorrupção da América Latina, cujos protagonistas da força-tarefa chegaram a ter status de heróis perante a mídia tradicional.

A Vaza Jato modificou totalmente este cenário e repercutiu até na imprensa no exterior, escandalizando a opinião pública e a comunidade jurídica internacional. Veículos como El País, o argentino Clarín, o chileno La Nación, o francês Le Monde e o The Washington Post nos Estados Unidos trouxeram todos, em suas matérias de capa, notícias sobre a parcialidade da Operação.

Relembre:

Le Monde: “De acordo com ‘The Intercept’, a investigação anticorrupção sobre Lula visava impedir seu retorno ao poder”

The Washington Post: “Ministro da Justiça do Brasil lamenta invasão dos telefones dos promotores”

El País: “Uma investigação jornalística questiona a imparcialidade da operação Lava Jato”

Clarín: “Brasil: filtram mensagens entre Moro e promotores e questionam a imparcialidade do caso Lava Jato contra Lula”

La Nación: “Eles denunciam que Sergio Moro agiu para prejudicar Lula em Lava Jato e impedi-lo de retornar ao poder”

Com informações do UOL, Veja e seleção de manchetes do site Migalhas.