15 de agosto de 2019

O ato #LibresLesQueremos, em defesa da liberdade dxs Presxs políticxs tem como organizadores o Foro pela Democracia e Liberdade dxs Presxs Políticxs e a Liga Argentina pelos Direitos Humanos. Participam neste dia outras entidades da sociedade civil organizada, inclusive o Comité Internacional Lula Libre Zona Norte BsAs.

O evento, que será dia 27 de agosto às 17 horas, tem como objetivo visibilizar a causa dos Presxs Políticxs e a programação será disponibilizada através do Facebook do Foro.

Um exemplo de prisão política na Argentina é a de Milagro Sala, a primeira presa politica da gestão Macri. E no caso do Brasil, a do o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso arbitrariamente sem provas.

O ato #LibresLesQueremos vem sendo realizado regularmente. A última edição aconteceu em 2 de julho de 2019, no Teatro Roma, e compreendeu diversas intervenções políticas e culturais em uma noite de Festival Artístico-Solidário.

O Fórum é um conjunto de voluntários da sociedade civil, políticos, sindicatos, etc., que se uniram aos familiares dos presxs políticxs para dar visibilidade à problemática, acompanhar os processos judiciais e realizar visitas físicas aos presxs políticxs. Foi constituído em 27 de novembro de 2017. Já a Liga Argentina pelos Direitos Humanos, é um organismo de luta pelos Direitos Humanos fundado em 1937, com atividade ininterrupta e integral.

Em um contexto de crescente autoritarismo na América Latina, com a ascensão de governos que violam sistematicamente os direitos humanos de seus cidadãos e cidadãs, a manifestação adquire importância ímpar. Neste momento, é necessário que os latino-americanos unam-se e impulsionem ações para combater a perseguição política e judicial enfrentada pelos ativistas sociais e políticos, a deterioração da democracia, a criminalização de movimentos sociais, a censura e a repressão. Além disso, é preciso defender o Estado Democrático de Direito e a libertação dos presos políticos. Afinal, #ConPresxsPolíticxsNoHayDemocracia.


Quando: 27 de agosto de 2019
Horário: 17hrs
Onde: Clube Ferro Carril Oeste. Rua Martín de Gainza, 387 – Buenos Aires, Argentina
Entrada gratuita