28 de novembro de 2019
Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no dia 23 de novembro de 2019 a Ordem Carlos Manuel de Céspedes, distinção que lhe outorga o presidente da República de Cuba, durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT).

Tal ordem, assinada pelo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, entrega-se a cidadãos cubanos e estrangeiros que se destaquem na luta pela libertação nacional dos povos.

Também pela amizade demonstrada com a Revolução cubana ou pelo prestígio internacional atingido nas lutas políticas, sociais ou econômicas a favor dos povos ou por valiosas contribuições à consolidação da paz e à coexistência pacífica.

A distinção foi colocada no peito de Lula pelo Encarregado de Negócios da Embaixada de Cuba no Brasil, Rolando Gómez, durante a jornada de abertura do congresso do PT, que se celebra em São Paulo e se estenderá até domingo.

Recentemente Lula qualificou de vergonhoso o voto do Brasil nas Nações Unidas a favor do bloqueio que os Estados Unidos impõem a Cuba há quase seis décadas.

“É um desrespeito de alguém que não se respeita. É a forma de comportar-se de alguém que não se respeita”, afirmou o ex-dirigente operário durante uma extensa entrevista com o jornalista Fernando Morais, do canal Nocaute, no YouTube.

Esta foi a primeira entrevista desde que o ex-metalúrgico foi posto em liberdade em 8 de novembro depois de cumprir 580 dias de prisão política na sede da Polícia Federal de Curitiba, capital do estado do Paraná.

Durante a votação na Assembleia Geral da ONU, Cuba recebeu em 7 de novembro o respaldo esmagador da comunidade internacional, quando 187 Estados membros se pronunciaram contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro de Washington.

Só dois países se abstiveram: Colômbia e Ucrânia; enquanto Estados Unidos, Israel e Brasil votaram na contramão do levantamento do cerco e ficaram isolados ante o reclamo da maioria da comunidade internacional.

Para Lula, os membros do Governo de Jair Bolsonaro “não sentem o menor respeito nem por eles mesmos, nem por nosso país. Ser solidário com Cuba é uma questão de defender a soberania de um país”, apontou.

O fundador do PT denunciou que Estados Unidos não tem o menor direito de fazer tudo que fazem.

“Consideram que podem bloquear, que podem fazer uma série de coisas. No entanto, um bloqueio, em certas ocasiões é mais mortífero que uma guerra, porque na guerra é briga e você faz o que tem que fazer, mas um bloqueio mata crianças, mata idosos, mata mulheres nos hospitais”.

“Então, sinceramente foi uma atitude vergonhosa, que merece todo o repúdio”, ressaltou o ex-sindicalista, que também desde o poder lutou por erradicar a pobreza, a fome e a desnutrição infantil.

Graças a programas sociais, Lula tirou da pobreza mais de 30 milhões de brasileiros e defendeu em toda tribuna as causas justas, bem como a integração latino-americana e caribenha.

Comitê Carioca Solidariedade a Cuba