19 de julho de 2019
Foto: Joka Madruga

O escritor Emir Sader e o ex-presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, saíram da sede da Polícia Federal de Curitiba pouco antes das 18h desta quinta (18). Estavam sorridentes e entusiasmados, embora o local e as circunstâncias que os levaram a visitar o ex-presidente Lula não sejam nada motivadoras.

A felicidade, no entanto, é justificada por ambos. “Tenho por Lula um especial carinho. Ele é meu único amigo fora da Argentina e passou o seu governo todo lutando pela integração latino-americana. Estou muito feliz em me encontrar com ele”, resume Duhalde. “Vocês podem imaginar como é emocionante encontrar com Lula. Mas agora é emocionante e absurdo porque quem deveria governar este país está aqui preso injustamente”, completa.

Para o amigo argentino, que tornou-se presidente num momento turbulento da história do país vizinho entre 2002 e 2003, encontrou-se com Lula pela primeira vez no cárcere político e reiterou a visão de todos os que o visitam em Curitiba: “Eu o vi forte e seguro de que vai sair ainda mais forte. Por ele trabalhamos juntos. E por ele estarei aqui quando for libertado. A liberdade e a dignidade não se negociam”.

Para Sader, o ex-presidente brasileiro confidenciou uma preocupação que ganha cada vez mais força diante dos retrocessos sistemáticos impostos pelo desgoverno de Jair Bolsonaro. “Lula vê como necessidade urgente uma resposta mais aguda sistemática dos movimentos populares. Para ele, este governo nos dá todo dia uma razão nova para nos mobilizar. Lula nos fez um convite para aumentar a mobilização popular”, avisa.

Abaixo-assinado
Diante da série de arbitrariedades, injustiças e inconstitucionalidades promovidas contra o ex-presidente Lula desde o início do “caso tríplex”, o comitê Lula Livre lançou no dia 2 de julho abaixo-assinado que pede a anulação imediata dos julgamentos que o levaram à prisão política. Nesta quinta, tanto Sader quando Duhalde deixaram o seu apoio à iniciativa ao assinarem o documento na Vigília Lula Livre.

Partido dos Trabalhadores