21 de janeiro de 2020
Foto: reprodução / The Intercept

A nora do ex-presidente Lula da Silva foi alvo da Lava Jato após dica de investigação do dono do Antagonista, é o que reporta matéria da série #VazaJato publicada ontem (20).

Em 2016, os procuradores de Curitiba investigaram, sem autorização judicial, os dados fiscais de Marlene Araújo Lula da Silva na Receita Federal para averiguar a informação de que a OAS teria dado um imóvel para a nora de Lula, localizado no aeroporto de Guarulhos.

A dica de investigação partiu do jornalista Claudio Dantas e foi seguida à risca pelos procuradores que, além da devassa na vida de Marlene Araújo, chegaram a fazer um pedido formal de quebra do seu sigilo bancário e fiscal para tentar encontrar o tal imóvel.

A investigação não encontrou indício algum de corrupção e a Lava Jato nunca abriu denúncia contra a nora de Lula.

De acordo com a reportagem, o episódio foi um exemplo da relação problemática entre os procuradores de Curitiba e os jornalistas do Antagonista, que basicamente consistia no fornecimento de informações privilegiadas da operação em troca de um jornalismo chapa-branca e a utilização do site para interferir na vida política do país.

Com informações do The Intercept. Leia a íntegra da reportagem aqui.