11 de setembro de 2020
Foto: reprodução / Youtube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou uma mensagem de esperança ao povo brasileiro durante um discurso publicado nas suas redes sociais. O pronunciamento histórico ocorreu em razão do Dia da Independência do Brasil, comemorada dia 7 de setembro.

No pronunciamento, que repercutiu na imprensa internacional, Lula da Silva analisou as múltiplas crises que o país atravessa atualmente, os impactos das ações do governo Jair Bolsonaro, e possíveis caminhos para reconstruir o país.

O ex-presidente é um estadista reconhecido internacionalmente e já recebeu prêmios como o de “Estadista do Ano” (pela Fundação Apelo à Consciência, 2006) e de “Estadista Global” (Fórum Econômico Mundial, 2010).

Veja os melhores momentos:

Pandemia de Covid-19
Durante o discurso, o ex-presidente Lula da Silva avaliou as ações do governo Bolsonaro frente à pandemia, que levou o país a ter a terceira pior resposta do mundo à crise de coronavírus.

Soberania e defesa da Amazônia
Frente a um governo que coloca em prática uma política externa submissa aos interesses estratégicos dos Estados Unidos, Lula lembra que a defesa da soberania é essencial para garantir o bem-estar da população.

De acordo com o ex-presidente, a defesa da soberania inclui a proteção e preservação de tesouros nacionais como o Pantanal e a floresta Amazônica, que hoje queimam com o incentivo do governo federal.

Tradição diplomática brasileira
Hoje um pária internacional, o Brasil era um ator de relevância internacional durante os governos de Lula da Silva. Isso se deu principalmente porque a política externa honrava a tradição diplomática brasileira de paz, diálogo e cooperação.

Caráter internacional da luta antirracista
Não apenas no Brasil que o racismo produz violências, encarcera e mata. O ex-presidente Lula da Silva apontou, durante o discurso, que este é um problema mundial.

Democracia e direitos humanos
Há uma escalada autoritária no Brasil que foi intensificada com a ascensão ao poder de um governo assumidamente fascista. O ex-presidente falou sobre a importância de recuperar o Estado Democrático de Direito no país.

Luta contra a desigualdade social
Por fim, o ex-presidente lembrou as políticas públicas de combate à fome e desigualdade durante seus governos. Algumas delas, a exemplo do Bolsa Família, foram reconhecidas como modelos e exportadas para diversos países ao redor do globo.

Já no governo Bolsonaro, a desigualdade aumentou e os trabalhadores têm tido seus direitos, conquistados ao longo de anos de luta, retirados com a conivência das elites do país.

Veja o discurso na íntegra aqui.